BrilhanteWEB - Impressão

 
 
Manutenção de Computadores

Além da manutenção corretiva, realizamos a manutenção preventiva, que é um serviço que evita ao máximo que os nossos clientes venham a ter contratempos com os equipamentos e com os softwares da empresa.

Proteger o computador não é suficiente para que este se mantenha estável por um longo período de tempo. É necessário criar um plano com tarefas de manutenção. Só assim é que poderemos ter um PC seguro e estável. Mas porquê?

A resposta a esta questão parece óbvio. Tudo o que tiver cuidados regulares dura mais. E nos computadores não é diferente! Mas vejamos exactamente o porquê de ser necessário fazer manutenção num computador.

Quando recebemos um computador novo ou quando efetuamos uma instalação nova do sistema operacional, reparamos que toda a máquina é rápida nas tarefas que executa. Isso acontece porque não possui lixos. À medida que usamos o computador, esta vai criando, movendo e alterando ficheiros, registos entre outras coisas. Ao fim de um certo tempo, caso não haja manutenção, o computador fica desorganizado e cheio de ‘lixo’. Como tal é normal que comece a surgir alguma lentidão na execução das tarefas.

Se o computador fica mais lento por desorganização e acumulação de ‘lixos’, vai requerer mais esforço para executar as tarefas que lhe pedimos. Com este aumento de esforço, podemos dizer que algumas as peças físicas, Hardware, vão trabalhar mais que o habitual.

Ora se tudo fica descontrolado e a trabalhar em excesso, há um maior desgaste e como tal o tempo de vida útil vai encurtando. Em certos casos chega a ser necessário comprar um novo equipamento para substituir o velho.